
Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas da Beira Baixa (PIAAC-BB)
POSEUR-02-1708-FC-000103
Os principais objetivos desta operação são os seguintes:
Área territorial da Beira Baixa – Municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão.
Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa
25-06-2020
01-09-2020
31-07-2022
133 254,51 €
99 940,88 €
A presente operação visa a elaboração do "Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas da Beira Baixa (PIAAC-BB)" e é promovido pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), unidade administrativa que agrega 6 municípios: Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão.
O PIAAC-BB será elaborado com base nos instrumentos de referência para adaptação às alterações climáticas a nível nacional, nomeadamente, Quadro Estratégico para a Política Climática (QEPiC), Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas (ENAAC 2020), Programa Nacional para as Alterações Climáticas (PNAC 2020/2030), Programa de Ação para a Adaptação às Alterações Climáticas (P-3AC), Programa AdaPT – Adaptar Portugal aos efeitos das Alterações Climáticas e projeto ClimAdaPT.Local – Adaptação a Nível Local.
O PIAAC-BB será realizado de acordo com a metodologia ADAM - Apoio à Decisão em Adaptação Municipal, que foi utilizada no projeto ClimAdaPT.Local, iniciativa onde foram desenvolvidas Estratégias Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC) em 27 municípios portugueses.
Deste modo, a realização do PIAAC-BB compreende as seguintes fases:
Ao PIAAC-BB estará ainda associado um Plano de Comunicação, com o objetivo de informar, sensibilizar e capacitar as comunidades locais e restantes partes interessadas a lidar com a temática das alterações climáticas e, simultaneamente, difundir, de forma massificada, os produtos elaborados e os resultados atingidos.